4 de março de 2014

Peru - Ida para Copacabana (Bolívia)

Ida para Copacabana

Da rodoviária de Puno saem ônibus para inúmeros lugares, dentre eles, Copacabana, na Bolívia.

Nossas passagens já haviam sido compradas lá em Cusco, na mesma agência de turismo da Rua Plateros, na mesma ocasião em que compramos as passagens Cusco-Puno.

A viagem de ônibus de Puno à Copacabana não é demorada. Logo que nos aproximamos da fronteira do Peru com a Bolívia todos os passageiros do ônibus têm que descer para fazer a imigração. Nesse mesmo local há também casas de câmbio para trocar/comprar pesos bolivianos.



Após todos os passageiros retornarem ao ônibus, a viagem segue por mais uns 8 km até a rua principal de Copacabana, onde o ônibus faz sua parada.

De lá optamos por pegar um táxi até o nosso hotel. Na verdade, nós tínhamos uma reserva no Hotel La Cupula para o dia seguinte, mas não tínhamos para o dia da nossa chegada à Copacabana. Isso porque, acabamos fazendo uma pequena mudança de planos no meio da viagem e optamos por antecipar em um dia nossa chegada a Copacabana. Nós já sabíamos que não havia vaga no hotel no dia da chegada antecipada, mas resolvemos ir até lá para tentar a sorte.

Hotel em Copacabana

O táxi até o Hotel La Cupula foi bem barato, mas ainda assim achei quase uma afronta a cobrança, já que o hotel ficava ridiculamente perto da rua principal onde estávamos. A questão chata era realmente a ladeira que havia para subirmos. ;)

O hotel é bem simples, mas é legal, descolado, tem uma arquitetura bacana. Além disso, fica no alto de uma montanha, proporcionando um visual bem legal da cidade e do pôr do sol.

Infelizmente não havia nenhum quarto disponível e só poderíamos fazer o check-in no dia seguinte mesmo, conforme nossa reserva inicial. Diante disso, fomos descendo a ladeira atrás de um outro hotel e logo encontramos o Hotel La Aldea del Inca.

Achamos o hotel legal, com uma boa infra-estrutura e decidimos ficar. Mas a diária, embora eu não me recorde exatamente quanto foi, com certeza foi beeem mais cara do que a cobrada no La Cupula, que foi de US 28,00 o quarto de casal com banheiro privativo (mas sem café da manhã. O café é opcional e é pago à parte. Por sinal, é bem gostoso o café do hotel).

Depois de nos instalarmos no hotel, fomos à rua principal para almoçarmos e nos informarmos do passeio à Isla del Sol.

Almoço em Copacabana

A caminhada pela rua principal é muito agradável. Apesar de não ter nada de demais, Copacabana tem um certo charme. Há uma mistura interessante entre o povo local e os estrangeiros que se enraizaram ali e agora comandam bares e restaurantes, ou vendem artigos hippies nas ruas, com cara de “forasteiros” mesmo.

Dentre as opções de almoço, acabamos escolhendo o Restaurante Colonial, na própria rua principal. O lugar é agradável, pois tem mesas ao ar livre, mas a comida não é nada de demais. O preço foi ótimo e o “jugo de piña” também foi excelente, mas se eu voltasse, certamente iria optar por conhecer algum outro restaurante.

Visita à Igreja de N.Sra. de Copacabana e ao Cerro Calvário

Depois do almoço fomos sondar os preços do passeio de dia inteiro à Isla del Sol. Os preços não variam muito, giram em torno de 25 e 28 pesos bolivianos. Compramos nosso passeio para o dia seguinte e fomos caminhar pela cidade.

Fomos conhecer a famosa igreja de N. Sra. de Copacabana que é realmente linda!
Saindo de lá, fomos seguindo as placas até o caminho do Cerro Calvário, que leva a um mirante de onde se tem uma bela vista do Lago Titicaca.

Embora eu não estivesse sentindo qualquer efeito da altitude, não queria arriscar e optei por subir o caminho do calvário bem devagar, parando para tomar água (não deixe de levar!) e recuperar um pouco o fôlego. Acreditem, o cerro não tem esse nome à toa. O local é, na verdade, uma via sacra, por onde estão dispostas estações contando a história da paixão de Cristo.

Chegando no topo da montanha, o visual do Titicaca é realmente surpreendente. Além da imensidão imponente do Lago, a vista de Copacabana do alto do Cerro também é encantadora.



Curtimos um pouco o visual, descansamos e depois voltamos para o hotel.

Jantar em Copacabana


O jantar foi em um dos restaurantes da rua principal. Nada excepcional. Optamos por uma pizza no forno a lenha, pois não queríamos arriscar nada que pudesse nos fazer passar mal no dia seguinte. Eu não guardei o nome do local, desculpe pessoal, mas também não era nada imperdível. Quem achar um lugar para comer em Copacabana que seja realmente imperdível, me avise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário