4 de março de 2014

Peru - Puno (Uros e Taquile)

Ida para Puno – Passeio às Ilhas Uros e Taquile

Trajeto Cusco – Puno

Optamos por fazer o trajeto de ônibus noturno. Saímos de Cusco em um ônibus da empresa Transzela  às 22:00hs e chegamos em Puno às 06:00 hs da manhã.

Compramos o bilhete do ônibus com uma agência que ficava na Rua Plateros, em Cusco, onde também fechamos o passeio às ilhas Uros e Taquile, em Puno. Mas chegando na rodoviária de Cusco vimos que existem vários balcões de empresas de ônibus gritando todos os destinos imagináveis. Ou seja, é possível fechar a viagem de ônibus para Puno (ou qualquer outro lugar do Peru) na própria rodoviária, onde existe uma grande variedade de boas empresas de ônibus.

Gostamos bastante da empresa com a qual viajamos (Transzela), a viagem foi ótima, nada a reclamar, e chegamos pontualmente à Puno.

Chegando em Puno, uma pessoa da agência onde tínhamos comprado as passagens de ônibus e o passeio às ilhas estava nos esperando para entregar os bilhetes do passeio. Em seguida, pegamos um táxi até nosso hotel que nos custou s/ 5,00 soles, deixamos nossas coisas e aguardamos até as 07:30, horário em que vieram nos buscar para o passeio.

Hotel em Puno

Adoramos o Hostal Helena Inn. Além de boa localização, o quarto tinha um tamanho bom, a ducha era boa (água quente) e o café da manhã era tranquilo (não é esquema buffet, mas tinha fruta, suco, café/chá, frios, pães, geléia e eles oferecem ovos mexidos). Achei ótimo custo benefício!

Visita à ilha flutuante dos Uros

Como mencionado, às 07:30 nos buscaram no hotel e fomos para o porto pegar o barco com destino a uma das ilhas flutuantes.

Nosso trajeto foi longo e o barco era extremamente demorado. Como todo passeio que fiz pelo Peru, tinha um guia que ia explicando (em inglês e espanhol) toda a história dos Uros, da construção das ilhas flutuantes, etc. Depois de mais de uma hora de viagem, chegamos à ilha flutuante.




Na ilha nós ouvimos um pouco de história, vemos os artesanatos que eles fazem e, para quem quiser, é possível fazer o passeio no barco deles, feito de totora. Eu não fiz o passeio, mas se não me engano eles cobram s/ 10 soles por pessoa por uns 10 minutos de passeio.

Visita à ilha Taquile

Saindo da ilha dos Uros fomos para a ilha Taquile.

A ida à Taquile também levou um tempo considerável (realmente acho que o barco em que eu estava era mais demorado que o normal).

Assim que chegamos o guia recomendou que subíssemos o caminho de pedras que leva ao topo da ilha com bastante calma por conta da altitude.




Após alguns minutos de caminhada o guia nos leva à casa de uma família que mora na ilha, onde a família prepara nosso almoço. Lá o guia nos conta um pouco da cultura do povo que vive na ilha e há também uma demonstração, pela própria família que nos recebe, das danças típicas do local. É bem legal!




O almoço, embora preparado pela família, é pago. Por pessoa sai uns s/ 20,00 soles, fora as bebidas.



Quando fui, a família serviu de entrada uma sopa de quinua deliciosa (que, aliás, vou tentar repetir em casa) e, como prato principal, pudemos escolher entre Truta ou Omelete.

Depois do almoço, continuamos caminhando até a praça central, o ponto mais alto da ilha, onde há algumas “artesanias” e uma belíssima vista do lago Titicaca. Após 15 minutos de “tempo livre” na praça, voltamos ara o barco para retornar à Puno.




Jantar em Puno – Pizzaria El Tumi

Caminhando pela Cale Lima, a principal rua de pedestres da cidade, visualizamos numa rua transversal a pizzaria El Tumi. Demos uma espiada e, após confirmarmos que tinha forno à lenha, entramos. O restaurante é bem pequeno, mas super aconchegante. Comemos uma pizza deliciosa, talvez a melhor da viagem, e tomamos “jugos” de “manzana” e de “piña” sensacionais! O preço, uma bagatela. Nem me lembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário