4 de março de 2014

Peru - Cusco - City Tour

City Tour em Cusco

O passeio vendido pelas agências como “city tour” consiste na visita (i) à Catedral de Cusco, (ii) à Koricancha (ou templo do sol) e (iii) às ruínas de Kenko, Sacsayhuama, PucaPucara e Tambomachay.

Com exceção da Catedral e do templo Koricancha, cujas entradas são cobradas nas bilheterias de cada local, o ingresso nas ruínas é feito com o boleto turístico. Como eu já havia comprado o boleto anteriormente (o completo, de s/130,00 soles), utilizei ele mesmo para visitar as ruínas no “city tour”.

Apesar dos muitos lugares a serem visitados, o passeio foi marcado para começar às 13:00 horas na Catedral. Desvantagem desse horário: é muito provável que você chegue à última ruína já anoitecendo, com tudo escuro ou sequer consiga visitar a última ruína, que foi o que aconteceu comigo. Então, fica a dica: tentem começar esse passeio mais cedo, se possível.

Às 13:00 horas, depois de termos resolvido algumas coisas na parte da manhã, encontramos o pessoal da Lhama Path na porta da agência e eles nos levaram, junto com outros turistas que também estavam ali aguardando, para a porta da Catedral para iniciarmos o tour.

Catedral de Cusco

Para entrarmos na Catedral temos que pagar uma entrada que custou s/25 soles.
A visita à Catedral foi uma grata surpresa! Achei interessantíssimas todas as informações contadas pelo guia (sim, a visita é guiada, mas você pode escolher entre inglês ou espanhol), toda a história daquela construção, da Cidade, dos quadros, das imagens de santos, etc. Mas confesso que eu, particularmente, gosto de visitar igrejas. Mas no caso da Catedral de Cusco, a visita tem um viés mais histórico do que religioso.

Koricancha (Templo do Sol)

Depois da visita à Catedral, o grupo segue caminhando para Koricancha, que é perto dali. Para entrar no templo também é preciso pagar uma entrada de s/ 5,00 ou s/ 10,00, não me lembro exatamente (a entrada não está incluída no boleto turístico). O templo é bonito, é interessante, cheio de história, mas um pouco cheio demais (de turistas, claro!).



A visita à Koricancha não é muito longa. Assim que termina, o grupo segue para um ônibus para partirmos para as ruínas.

Visita às Ruínas de Kenko, Sacsayhuama e Tambomachay

Não sei se há uma ordem específica, mas nosso passeio começou pelas ruínas de Kenko, depois seguimos para Sacsayhuama e Tambomachay. Como já era de se esperar, não deu para irmos à Puca Pucara porque já estava escuro e não ia dar para ver nada.

Em cada ruína é cobrada a apresentação do boleto turístico, o qual vai sendo perfurado em cima dos nomes das atrações.

Ponto alto do passeio: a visita à Sacsayhuama. O lugar é incrível! É enorme! Vale gastar mais tempo explorando o local.
Ponto fraco do passeio: além de não termos visitado a última ruína (Puca Pucara), no final do passeio, ao invés de voltarmos direto para o centro de Cusco, nosso ônibus parou em uma loja totalmente turística onde há uma pequena apresentação sobre a diferença entre lã de alpaca, de baby alpaca, de vicuña e fibra sintética. Obviamente que a intenção é fazer os turistas comprarem os (caros) produtos da loja.




Depois de esperar que alguns turistas fizessem compras lá, retornamos ao centro de Cusco.

Jantar em Cusco - Restaurante Fuego

Chegando a Cusco, encerramos a noite no restaurante Fuego (Cale Plateros). O lugar é muito agradável, mas, acima de tudo, tem um hambúrguer que é maravilhoso!! Além de muito saboroso, é bem servido e o preço é ótimo. Para quem não estiver com vontade de comer burguers, há opções de pratos, inclusive típicos, como o ají de galinha, um clássico da cozinha peruana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário