4 de março de 2014

Peru - Vale Sagrado

Vale Sagrado

O passeio ao Vale Sagrado é um passeio que leva todo o dia (de 08:30 hs às 17:30 hs), já que reúne a visita às ruínas de Pisac, Olantaytambo e Chinchero.  Por esse motivo, recomendo levar água e alguns snacks para comer.

A Llama Path (agência de turismo) nos deu a opção de contratar o passeio com guia em espanhol ou em inglês. Optamos pelo inglês, já que os grupos em inglês são bem menores do que os grupos em espanhol (vocês verão com seus próprios olhos!). Felizmente, não nos arrependemos. Nosso grupo tinha apenas 12 pessoas, o que torna os deslocamentos mais fáceis, já que não se perde tanto tempo nos locais esperando reunir todo o grupo.

Para visitar as ruínas é necessário possuir o boleto turístico, uma espécie de ingresso para as atrações turísticas de Cusco e arredores.

O boleto é vendido de duas formas:

(i) ou você adquire o boleto que custa s/130 soles, o qual te dá o direito de visitar até 16 atrações, entre ruínas e museus, e é válido por 10 dias; ou
(ii) adquire o boleto que custa s/70 soles e que é válido somente para as visitas realizadas no dia da compra do bilhete.

Meu marido e eu compramos o boleto de s/130 soles na chegada à Pisac, primeiro destino da excursão ao Vale Sagrado. Na entrada do acesso às ruínas há uma guarita onde o boleto turístico é vendido (integral ou parcial). A van parou e todos compramos nossos boletos.

Primeira parada: Pisac

Eu adorei a visita à Pisac!
Nas ruínas de Pisac vemos belos e impressionantes terraços que eram utilizados pelos incas para a agricultura, além de construções que ficam bem no topo da montanha.



Recomendo chegar cedo ao local porque quanto mais tarde, mais cheio de turistas fica.

Em seguida, o passeio segue para o mercado local de Pisac. É uma espécie de “feirinha”, onde são vendidos milhares de artesanatos, mantas, toalhas, passadeiras de mesa, casacos, ponchos, gorros, luvas, dentre outros milhares de “badulaques” que você ainda verá muito ao longo da viagem, pois são vendidos em toda “feirinha” peruana (e elas são muitas!).

Mas não é só isso não!

A partir de determinado momento as barraquinhas de “artesanias” vão dando lugar a barracas de alimentos. Logo estamos em meio a inúmeras sacas de batatas, milhos e a uma grande variedade de vegetais. Quem quiser se aventurar pode arriscar experimentar alguma coisa por ali. Meu marido arriscou e AMOU o milho cozido(choclo)! Eu também provei o milho e realmente é muito saboroso. Vale muito a pena.

Depois da visita ao mercado de Pisac, nosso grupo seguiu para Olantaytambo, parando antes para almoçar em um restaurante em Urubamba. Minha impressão foi a de que o restaurante já é ponto de parada de todas as excursões que estão a caminho de Olantaytambo. Mas não achei isso ruim não. Na verdade, acho que justamente por isso o lugar é arrumadinho e tem um Buffet bem variado, além, é claro, da típica flauta peruana. O preço também achei justo: buffet self-service, incluindo sobremesa, por s/35,00 soles cada (bebidas a parte). Eu, particularmente, comi muito bem e experimentei algumas comidas típicas peruanas.

Depois do almoço, todos de volta à van para seguirmos até Olantaytambo.

Segunda Parada: Olantaytambo

Chegando à Olantaytambo, mostramos novamente nosso boleto turístico e entramos na “atração”. O guia nos contou um pouco da história do local e fomos subindo a escadaria inca para explorarmos as ruínas. Muito legal o lugar!



Terceira Parada: Chinchero

Depois de Olantaytambo ainda tínhamos a visita à Chinchero.

A cidade é um pouco longe de Olantaytambo, e confesso que já estava um pouco cansada. Mas ok, fazia parte do passeio.

Chegando ao local, fazemos uma visita a uma igreja construída pelos espanhóis sobre antigas construções incas. O lugar é bonito, mas, na minha opinião, não é tão interessante quanto os outros dois passeios que são, de fato, ruínas. A igreja é bonita, mas não é imperdível. A própria Catedral de Cusco é bem mais bonita.

Talvez possa ter sido o cansaço físico, afinal já estávamos no final de um dia de passeio que havia começado às 08:30 da manhã, mas fato é que eu, particularmente, não gostei muito de Chinchero.



Depois de conhecer Chinchero, retornamos à Cusco. Deixamos tudo no hotel (mochilas com água, snacks, protetor solar, etc) e saímos para comer alguma coisa rápida. Aproveitamos para comprar mais águas e snacks para o passeio do dia seguinte e voltamos ao hotel para dormir.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário