26 de janeiro de 2014

Lençóis Maranhenses - Dia 02

Dia 02 – Passeio de Boia pelo Rio Formiga (sábado de manhã)

Eu confesso que estava super receosa com esse passeio. Não tinha sentido muita firmeza nos comentários que li na internet sobre o passeio. Mas mesmo assim, topei ir e, felizmente, não me arrependi.

É imperdível? Não. Eu recomendo? Sim!

O pessoal da agência passou na Pousada para nos buscar às 08:15 horas. Nos acomodamos na Toyota (eu mais uma vez no último banco), e seguimos por mais uma trilha de terra/areia que, após uma hora e vinte de chacoalhadas, nos deixou no ponto do rio onde começa o passeio.

Depois de uma sessão caprichada de protetor solar, cada um pegou uma boia, se acomodou como achou melhor, e começamos a descer o rio.
Não se trata de uma desciiiiiida, tipo corredeira. De jeito nenhum! Pelo contrário, o rio é super calmo, uma delícia, água cristalina, e raso na maior parte do percurso. A gente segue apenas o fluxo do rio, relaxados nas boias. Aliás, se eu tivesse que descrever esse passeio em uma palavra, eu descreveria como relaxante.




Após uma hora de descida (que pode parecer muito, mas passa rápido), chegamos ao ponto onde termina o passeio e temos que entregar as boias. Nesse ponto, há uma barraca onde podemos comprar algo para beber e saborear algumas tapiocas.
Depois de muita tapioca, entramos na toyota para voltarmos para o centro de Barreirinhas, onde chegamos por volta de 12:40 horas.

Custo do passeio – R$ 50,00 por pessoa.

Dia 02 – Passeio à Lagoa do Peixe (sábado a tarde)

O passeio, assim como o da Lagoa da Esperança, também começa às 14:00 horas.
Após comermos algo rápido em um dos restaurantes da orla da cidade, partimos novamente de toyota rumo à Lagoa do Peixe (dessa vez eu não sentei no último banco, UFA!!).

Antes, é claro, o carro parou em um mercadinho para nos abastecermos de água e biscoitos.

O percurso até a Lagoa do Peixe leva uns 40 minutos.
Na verdade, o carro não vai até a Lagoa do Peixe. Ele para antes e nós seguimos a pé até a lagoa.
Em geral, em época de cheias, há outras lagoas no caminho até a do Peixe, mas como fomos em época de seca, não tinha nenhuma lagoa cheia no nosso caminho, o que fez com que nossa caminhada até a Lagoa do Peixe parecesse realmente uma caminhada por um deserto. Mas mesmo com as lagoas secas, a paisagem é incrível!
Depois de uma breve caminhada (pode levar de 20 a 30 minutos), chegamos à Lagoa do Peixe. Apesar de não estar tão cheia de água, deu perfeitamente para curtirmos um bom banho refrescante na lagoa.

Como era sábado, e tendo em vista que com a seca não havia muitas opções de lagoas, a Lagoa do Peixe estava bem cheia de turistas. Mas quanto a isso, já aprendi e aceitei que lugar turístico é assim mesmo, em geral, é cheio. As opções são (i) se estressar, o que certamente vai nos impedir de aproveitar o lugar, ou (ii) relaxar, ignorar os demais turistas, e curtir o passeio, o lugar. Eu, particularmente, fico com a segunda opção!

Depois de muito banho de lagoa, fomos apreciar o pôr do sol, e, dessa vez, não teve nuvem nem nada para atrapalhar. Foi lindo!!!




Na volta do passeio, mais um chá de espera na fila da balsa, hahaha. Relaxamos e fomos novamente comer mais tapiocas, tomar mais cafezinhos de cortesia e olhar as bugigangas nas barracas/lojinhas.

Após atravessarmos a balsa, a toyota nos deixou na pousada, já que o plano era banho e descanso antes do jantar.

Custo do passeio à Lagoa do Peixe – R$ 60,00 por pessoa.

Dia 02 – Jantar – Restaurante Bambu

O Bambu é considerado um restaurante exótico, já que faz combinações ousadas envolvendo a culinária regional. Mas as combinações dão super certo e o restaurante é muito gostoso. Além disso, tem um preço bom, ainda mais se o padrão de comparação for o Rio de Janeiro.

Depois das várias entradas deliciosas que pedimos, e dos muitos sucos de graviola e cajá, vieram os pratos principais (muito bem servidos!).
Eu pedi o filé de peixe com arroz de cuxá, comida típica da região, e achei uma delícia. Recomendo!
Para quem não come peixe, como é o caso do meu marido, o restaurante têm opções de carne também. Ele comeu um filé que, segundo ele, estava muito gostoso (de fato, a aparência do prato era ótima).

Após nos fartarmos de comer, a caminhada de volta à pousada foi providencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário